sexta-feira, 30 de abril de 2010

O jornalista apaixonado por sua profissão


Felipe Trigueiro, 27 anos, chefe de reportagem e responsável pelas contratações do Jornal de Brasília, fez a sua primeira graduação em Turismo há alguns anos, porém seu maior sonho sempre foi seguir a profissão do pai jornalista, foi através da influência da família que ele resolveu fazer a sua segunda graduação, dessa vez em jornalismo, sua verdadeira paixão. Felipe concedeu a seguinte entrevista.

Repórter-Como é o seu trabalho no jornal? o que é feito no seu dia-a-dia?
Felipe-Eu sou responsável por todas as contratações do Jornal de Brasília, todas as matérias são criadas e sugeridas por mim, eu preparo a pauta de 17 repórteres e acompanho a produção da matéria de cada um deles.

Repórter-Qual matéria sua você considera a melhor?
Felipe- Eu acredito que minhas melhores matérias são aquelas que consigo influenciar a opinião pública de alguma forma, com um ato positivo. Porém me emociono em todas elas, e sou sempre parcial em todas também.

Repórter-O que você pensa sobre a ética jornalística?
Felipe- A ética é a base de tudo, para mim se não tiver ética não tem jornal e se não tiver jornal não tem edição.

Repórter- Então para você não vale a pena arranhar a ética para conseguir uma boa matéria? o que acha das pessoas que fazem isso?
Felipe- Claro que não. para mim não é profissional quem não cumpre a ética, acima de tudo deve haver o compromisso com a verdade.

Repórter- E sobre a queda do diploma de jornalismo, o que você pensa?
Felipe- Mesmo com a queda do diploma, nada mudou pois aqui no Jornal de Brasília é exigido sim, o diploma é o diferencial de cada um.

Repórter- Você acha que as empresas irão contratar pessoas que não possuem diploma, para ocupar a vaga de um profissional que possua a formação?
Felipe-Com certeza não, pelos menos as empresas que prezam por qualidade, não, pois para atuar nessa área além do diploma são necessários vários cursos de aperfeiçoamento como inglês, informática e etc, pois o mercado está cada vez mais escasso.

Repórter- E o estágio , você aconselha? na sua época de estudante fez algum estágio?
Felipe- Aconselho sim, pois o estágio para mim foi a base de tudo, graças aos estágios que fiz consegui o emprego que tenho hoje.

Repórter- O que você costuma fazer nas suas horas vagas?
Felipe- Não tenho muitas horas vagas, porém nas que tenho costumo sair para me divertir com amigos, e adoro esportes, e músicas. procuro me distrair o máximo possível.

Repórter- Para finalizar que dica você daria para os estudantes que pretendem seguir essa mesma área, ser um jornalista ?
Felipe- eu diria para lerem muito, principalmente o manual de redação, e fazer estágio na área também, para conhecer a cada dia mais a profissão que desejam seguir.


Por: Verônica Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário