sábado, 10 de abril de 2010

Discorrendo sobre:

Cibercultura : A forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro eletrônicas. A cibercultura, é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Por fim a cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais, ela é o que se vive hoje.

Ciberespaço: O espaço de comunicação aberto pela interconexão de computadores ocasiona uma nova configuração de larga escala de comunicação.

Realidade: Para o autor é a realidade interligada com o virtual, gêneros de conhecimento que se aplicam no real.

Possibilidade: " Como os indivíduos aprendem cada vez mais fora das fileiras acadêmicas, cabe aos sistemas de educação implantarem procedimentos de reconhecimentos dos saberes know-how adquiridos na vida social e profissional".

Atualidade: Para o autor, a Web não está parada no tempo, ela aumenta, mexe-se e se transforma sem parar, "Os sistemas de educação estão sofrendo hoje novas obrigações de quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Num plano puramente quantitativo, jamais foi tão maciça a demanda por formação" afirma Pierre

Virtualidade: Movimento pelo qual se constitui e continua a se criar a nossa espécie.

Inteligência coletiva: Esse fenômeno é marcado por uma maior interatividade entre as pessoas; uma constante troca de conhecimentos que gera um conhecimento coletivo, aperfeiçoado, dinâmico. Logo, um conhecimento que está acessível a todos. A inteligência coletiva não é um conceito exclusivamente cognitivo, deve ser compreendida como na expressão: "trabalhar em comum acordo". Trata-se de uma abordagem de caráter bem geral da vida em sociedade e de seu possível futuro.


Desterritorialização: A deste, possibilita a reflexão da sociedade global em suas configurações e movimentos, considera o direito básico do homem de ir e vir, e também o poder do homem sobre o homem e sobre as coisas. As desterritorializações são intensificadas na velocidade proporcional ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Tudo se desterritorializa. Coisas, gentes e ideias.


Pierre Levy.


Jor 4° Mat
Por: Verônica Cavalcante Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário